Provavelmente você já tem uma ideia do que é recapar o pneu, mas você sabe corretamente como funciona o processo de recapagem e quando pode recapar o pneu do seu veículo?
O que é a Recapagem de Pneus e quando Fazê-la?
A recapagem de Pneus é o nome do processo que se restaura um pneu usado para ser reutilizado. No entanto, muitos motoristas desgastam o pneu em demasia. Normalmente, menos de 85% dos pneus conseguem ser reaproveitados, já que muitas vezes, quando o motorista solicita a recapagem, o pneu já está tão gasto que os arames do metal do mesmo já estão danificados, comprometendo na estabilidade do pneus, deixando a recapagem inviável.
O ideal de realizar a recapagem é quando o pneu chega até o nível indicado pela barra de desgaste, quando se torna necessário a troca da banda de rodagem (Tread) porém os arames de metal não apresentam danos. Além disso, a recapagem traz vantagens a natureza, por reutilizar o pneu.
A DF Pneus trabalha com banda de altíssima qualidade, líder no mercado de segmento de recapagens, a Bandag.
Como funciona a Recapagem de Pneus?
Existem duas maneiras de fazer o processo de recapagem dos pneus, o frio e o quente:
- Processo Frio: utiliza um pneu pré moldado, que obtém uma banda de rodagem com desenho e cola do lado oposto, fazendo a banda grudar no pneu em uma temperatura de 110°C.
Esse é o processo que a DF Pneus utiliza para deixar o pneu reutilizável e 100% seguro para reuso:
- Limpeza do pneu – É realizado uma limpeza para passar para o processo de inspeção.
- Inspeção inicial – Onde o pneu é analisado para ver se pode ser reaproveitado. A inspeção é rigorosa e muitas vezes são utilizadas máquinas específicas para averiguar se o pneu não possui buracos, cortes ou outros danos na qual não podem ser corrigidos com a nova camada de borracha.
- Raspagem da banda – Após o processe de inspeção aprovar o Pneu, ele passa pelo processo de Raspagem (buffering), onde é preparada a superfície do pneu para receber uma nova banda. No caso da recapagem, somente a banda de rodagem precisa ser raspada.
- Escaração – Processo que elimina a imperfeições e pequenos defeitos que possam ter no pneu.
- Aplicação de cola – Primeiro passo para que o pneu receba a nova banda de rolagem, na qual é aplicada com um tipo especial de cola.
- Aplicação de conserto.
- Aplicação de banda – Onde é colocada a nova banda de rodagem.
- Autoclave – Onde acontece o processo de vulcanização da banda aplicada, dura por média 4 horas.
- Inspeção final – Para garantir a integridade e segurança e o pneu ser reutilizado pelo cliente, ocorre uma inspeção final
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